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sexta-feira, 24 de outubro de 2008

DESAFIOS HISTÓRICOS DE SUPERAÇÃO

FACULDADES INSTITUTO EDUCAR BRASIL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL
Selecionamos aqui algumas resenhas escritas pelas alunas que participam da pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Tema: DESAFIOS HISTÓRICOS DE SUPERAÇÃO
Por: DAIANE PORTELA IENCEN Os autores Mariuza Guimarães e Antônio Carlos Osório abordam a questão da inclusão escolar e sua complexidade. Mostram que professores, ano após ano, dizem não ter o preparo necessário para trabalhar com os alunos com deficiência, que sempre foram tratados de forma excludente. Acreditam que para melhorar a visão sobre o discurso da “Educação para Todos”, é importante ter Michel Foucault como referência, que diz que o método deve se formar, visando às necessidades metodológicas para o desenvolvimento do trabalho investigativo sobre a normalização da prática pedagógica e a formação do conceito de inclusão. Entende-se por normalização, a submissão das pessoas às regras preestabelecidas pela escola ou outras instituições sociais. A inclusão ganha força com a Conferência Mundial de Educação Para Todos (Tailândia), que tem a educação como a principal forma de promover a igualdade. Nesse sentido, a escola percebe que precisa ter nova postura, visando junto ao Poder Público, as condições necessárias para atender as crianças com deficiência que aumentam a cada ano nas escolas, De acordo com Foucault, apontado pelos autores do artigo, é indispensável a realização de um estudo profundo que aponte algumas verdades com base na Ciência, compreendendo assim as práticas sociais e pedagógicas que normalizam e conceituam a inclusão. Com a Conferência Mundial de Salamanca (1994), foram realizados alguns questionários encaminhados às secretarias estaduais de educação, que comprovam a existência da exclusão como referencial, sujeitando os professores ou a própria sociedade a reproduzir essa referência nas práticas sociais. È difícil não agir de forma excludente, pois a sociedade nos induz a ter esta prática. É mais fácil esconder-se das discussões, das responsabilidades ou então ignorar os problemas e as dificuldades e deixá-los para os outros enfrentarem, pois afinal de contas, os outros estão preparados para trabalhar com a inclusão, pois estudaram e se especializaram. Contudo, acredita-se que estes especialistas devem servir de grande apoio aos professores, para que se sintam mais confiantes em seu trabalho de educador. O processo educacional deve ter a participação de todos os integrantes da escola, inclusive da equipe administrativa e pedagógica, para que a escola não seja vista como fragmentada. Todos os trabalhadores da educação devem refletir sobre sua prática pedagógica e suas convicções, procurando evitar as várias formas de exclusão, como a evasão e a repetência, criando uma nova relação de saber-poder. VI - Recomendações Recomenda-se o texto: Desafios Históricos de Superação, a todos que tenham interesse em compreender a importância da inclusão, tanto na família, na escola e na sociedade. É importante que todos saibam como é necessário respeitar e entender as mais variadas diferenças existentes muito próximas de nós, para que saibam também qual a forma certa de agir, tendo como base as Conferências realizadas sobre o assunto.

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