O Nascimento da Mente - Humanos, Quem Somos Nós?

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Psicopedagogia



É a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado na escola. Para isso, faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia. Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar. Além de trabalhar em escolas, pode atuar em hospitais, auxiliando os pacientes a manter contato com os conteúdos escolares. Pode trabalhar também em centros comunitários ou em consultório, público ou particular, orientando estudantes e seus familiares no processo de aprendizagem.

Mercado de Trabalho


As atribuições dos bacharéis formados em Psicopedagogia cresceram nos últimos anos, e seu espaço no mercado e expandiu consideravelmente. Hoje, áreas como treinamento, educação continuada e acompanhamento de pessoas com deficiência elevaram a demanda pelo psicopedagogo nos ambientes empresariais. "Há possibilidades também de realizar intervenções personalizadas nos setores em que os funcionários têm dificuldades, como organização pessoal, e atuar nos projetos de responsabilidade social da companhia", diz a professora Gilca Lucena Kortmann, coordenadora do curso da Unilasalle, no Rio Grande do Sul. Governos estaduais e municipais também contratam o psicopedagogo para trabalhar em escolas e órgãos públicos. As vagas para esse profissional estão espalhadas por todo o país -com destaque para as capitais, cidades maiores e a Região Nordeste, embora o Sul e o Sudeste ainda sejam os maiores empregadores. No estado de São Paulo, já é lei que um psicopedagogo preste atendimento a alunos do Ensino Fundamental e Médio. Os governos estaduais do Paraná e do Rio Grande do Sul também se movimentam para aprovar uma lei nesse sentido. Mas ainda há dificuldade no enquadramento do profissional, o que deve melhorar depois da regulamentação da profissão. Nas instituições de ensino superior, a atuação do psicopedagogo está atrelada à orientação e ao aconselhamento aos professores e, nas ONGs, cabe a ele fazer o desenvolvimento de projetos educativos. Cresce o interesse de asilos e instituições de longa permanência por esse profissional. 

Salário inicial: R$ 2.200,00 (30 horas semanais); a partir de R$ 90,00 por sessão; fonte: Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Curso


O currículo dos cursos de Psicopedagogia possui ênfase em duas áreas: Psicopedagogia Clínica (em que o profissional atua em consultório sozinho ou em clínicas com equipes multidisciplinares) e Psicopedagogia Institucional (em que o psicopedagogo trabalha em junto com outros profissionais em escolas, ONGs, hospitais e centros comunitários). É um curso marcadamente interdisciplinar, composto de disciplinas teóricas, como psicologia do desenvolvimento humano e da aprendizagem, e práticas, como diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica e institucional. O objetivo da graduação é formar um profissional com olhar dirigido à aprendizagem humana em diferentes contextos. O estágio, nos anos finais da graduação, é obrigatório. 

Duração média: quatro anos. 

Outro nome: Psicopedagogia Clín. e Institucional
O que você pode fazer

Área clínica

Prestar atendimento psicopedagógico individual em clínicas e consultórios, identificando sintomas, conflitos e transtornos que levem à dificuldade de aprendizado.

Educação continuada

Auxiliar indivíduos que, por problemas de saúde, ficam internados em instituições hospitalares e afastados das redes de ensino, mantendo-os informados sobre o conteúdo das aulas e dando-lhes apoio para que permaneçam em contato com a escola e com os professores.

Orientação pedagógica

Dar assistência a professores, ajudando-os a montar uma adaptação curricular individualizada para crianças, adolescentes e adultos. Resolver questões ligadas a currículo, métodos de ensino e abordagens pessoais. Criar um plano de trabalho que facilite o aprendizado dos alunos.

Recursos humanos

Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs nos processos de aprendizagem de seus funcionários e na harmonia no ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Medo! Por quê?

Ler devia ser proibido

Diferentes Formas de olhar: Inclusão ou Exclusão