O Nascimento da Mente - Humanos, Quem Somos Nós?

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O Perfil do educador do Século XXI

O Perfil do educador do Século XXI
José Maria G. de Almeida Jr.
Artigo utilizado pela professora Fábia G. Martins Peron

Nesse artigo o autor faz suas considerações colocando alguns questionamentos como

  • Quem é esse educador?
  • Que conhecimentos e aptidões serão necessarias a sua formaçã
  • Que adulto queremos formar com a participação desse educador? Por quê? Porque a educação é uma extraordinária força cultural que está em perene estado de invenção e reinvenção social. De fato, de tempos em tempos, sobretudo diante de ciclos históricos,- como a atual transição de séculos e de milênios -, a sociedade busca redefinir os pressupostos, os objetivos, os conteúdos e as metodologias da educação. E faz parte integrante dessa busca traçar o perfil do educador ideal, e,conseqüentemente, perguntar que tipo de cidadão queremos formar com esse educador. O autor destaca os seguintes tópicos:
  • SOCIEDADE EDUCACIONAL E SOCIEDADE EDUCATIVA A educação, na sua acepção mais ampla - a antropológica - é tarefa da sociedade como um todo. Nesse sentido, todas as sociedades humanas, em todos os tempos e lugares - tanto as nãotribais como as tribais - têm que ser entendidas como sociedades educacionais, onde todos os indivíduos e grupos sociais funcionam como agentes educadores - agentes que assistem e modelam o indivíduo humano na direção de uma personalidade e uma cultura. Toda sociedade humana é educacional, mas nem toda sociedade humana é educativa. Educacional é gênero, educativo é espécie. A família, os grupos etários, a mídia e todas as agência sociais, quer deliberadamente ou não, passam valores, hábitos, costumes e até mesmo conhecimentos. São, portanto, agências educacionais. Mas serão educativas apenas se contribuírem para a formação da pessoa - criança, adolescente, adulto - em conformidade com os valores universais de verdadeiro, belo e bom, tanto no plano individual como no social.
  • UM EDUCADOR PARA O SÉCULO XXI Esses pressupostos, como se verá a seguir, dizem respeito às finalidades da educação no entender de educadores do mundo todo, como transmitido, com modificações, por HANNOUN (1996). Pressupostos fundamentais: Supõe-se que: - a humanidade seja capaz de operar a felicidade; - seja positiva a imagem do homem que vai ser formado; - a pessoa humana seja perfectível; - a pessoa humana esteja capacitada para a liberdade; - a pessoa humana esteja capacitada para a responsabilidade. Pressupostos instrumentais: Supõe-se que: - a educação seja um processo dialógico; - a finalidade da educação seja fundamentada; - as estruturas escolares sejam adequadas; - os conteúdos escolares estejam de acordo com a verdade; - a avaliação escolar não seja tendenciosa; - quem ensina seja capaz de ensinar; - quem ensina tenha vontade de ensinar; - a mensagem coletiva possa ser criticamente processada e individualizada por cada educando; - a motivação do educando seja real; - a competência adquirida seja realizada na prática; - a educação não seja manipulação; - a virtude possa ser ensinada pela vivência. Entender esses pressupostos é abrir o caminho para a clara definição pedagógica dos elementos curriculares: objetivos, conteúdos e metodologias - elementos que estão presentes em todas as modalidades e em todos os níveis de escolaridade.
  • A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DO SÉCULO No que tange à formação pedagógica, recomenda-se maior ênfase nas disciplinas de fundamentação, como filosofia, antropologia e psicologia da educação, e nas de instrumentação, sobretudo as que dizem respeito aos métodos e técnicas de ensino e de aprendizagem; recomendase, em conseqüência, menor ênfase nas disciplinas próprias do formalismo educacional, como as que são voltadas à legislação, à estrutura e ao funcionamento do ensino nas suas diversas modalidades e níveis. Quanto à formação de conteúdo, torna-se desnecessário enfatizar que ao educador incumbe ter domínio pleno sobre sua área de atuação específica - orientação educacional, ciências, música, geografia, educação física, bioquímica, e assim por diante. Contudo, dada a rápida obsolescência que hoje afeta todos os campos de conhecimento, sobretudo os técnico científicos, torna-se igualmente importante, e talvez até mais importante, que o educador tenha amplo e seguro treinamento nas metodologias de aquisição e aprimoramento de conhecimento. Posto isso, recomenda-se aos educadores brasileiros em geral que tenham pleno domínio da língua portuguesa, tanto oral como escrita, e que cultivem a norma culta da língua em todas as situações, uma vez que o seu falar e escrever estarão sendo observados como exemplares. O conhecimento de pelo menos uma língua estrangeira, a ser escolhida, certamente, entre inglês ou espanhol ou francês, é da maior importância como instrumento que amplia, e muito, a aquisição e o aprimoramento de conhecimentos específicos
  • O HOMEM A SER FORMADO NO SÉCULO XXI
  • Que homem queremos formar para o século XXI? Queremos um homem que reaja diante da barbárie, e que lute, pacificamente, para reverter o processo de desumanização que nos assalta e assombra. Não cabem aqui, portanto, de um ponto de vista educacional, considerações sobre conhecimentos e aptidões a serem adquiridos por esse homem que se quer formar; cabem, tão somente, considerações valorativas: há que se almejar, permanentemente, o verdadeiro, o belo e o bom. Entender isso é entender que o homem que a educação deve pretender formar para o século XXI é o cidadão livre, mas com responsabilidade - alguém que seja capaz de resgatar, individual e socialmente, a dignidade da cidadania plena, numa sociedade justa e solidária, e a possibilidade de um planeta pacífico, harmônico e ecologicamente auto-sustentável. O texto você poderá encontrar na integra em

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